19 de junho de 2007

Térmicas!!!


*ENTENDENDO AS TÉRMICAS. De modo simplificado podemos dizer que a formação de nuvens ocorre a partir de uma térmica. Para entender as térmicas volte um pouco no tempo e tente se lembrar da época do ginásio. Como se formam as nuvens? O ar quente esfria à medida que sobe e, depois de uma certa altura, a umidade se condensa, formando, assim, as nuvens. Essas nuvens são chamadas de cumulus. Por isso você vê o parapente ou a asa delta girando e subindo: porque o piloto, ao encontrar uma térmica, tenta ficar dentro do raio de atuação dela, subindo junto com o ar quente.Lembrete indispensável: se existe alguma coisa subindo é sinal que outra está descendo. Portanto, perto de uma corrente térmica ascendente existe sempre uma corrente de ar descendente, que vai ocupar o lugar deixado por aquela parcela de ar que subiu.O grande lance é ficar o menor tempo possível numa descendente e o maior numa ascendente. Num dia bom, com algum treino, você consegue voar quanto tempo quiser, pegando carona nas térmicas.Não é sob qualquer condição meteorológica que se pode praticar vôo livre. Em dias de chuva ou vento forte, nem pensar.Se há chuva nas proximidades é bem provável que o vento vá aumentar de velocidade, porque a massa de água que cai ocupa o lugar de uma quantidade grande de ar que se desloca, fazendo, assim, a intensidade do vento crescer.Existem também dois tipos de Cumulus Congestus e a Cumulus Nimbus (ou C.B. para os íntimos), que nas palavras de um praticante de vôo, "tem a péssima mania de destruir tudo o que voa, inclusive você". Por isso, cuidado!!As Cumulus Congestus são aquelas nuvens que formam torres enormes, que em dias quentes são muito fáceis de serem avistadas. Abaixo delas, as correntes de ar ascendentes são violentíssimas. Se um piloto entrar com o parapente em seu raio de ação ele certamente estará em apuros. Essa nuvem funciona como uma chaminé: suga tudo que está na base e cospe o que está no topo, que pode estar a alguns mil metros de altura, numa temperatura congelante e praticamente sem oxigênio. A Cumulus Congestus pode perder a força e se dissipar, não causando maiores problemas, mas ela também pode evoluir e, de um minuto para o outro, se transformar numa execrável C.B.A C.B. é aquela nuvem preta, com uma cabeça em forma de bigorna (nimbus significa cabeça) e que solta raios. Ela é uma verdadeira e poderosa demonstração da força da natureza.Existe um relato de um piloto croata que entrou em uma e conseguiu sobreviver. Ele recolheu o parapente para se cobrir, o que evitou que morresse de frio. A temperatura girava em torno de - 45º e ele foi atingido várias vezes por granizo, enquanto continuou subindo a uma vertiginosa taxa de 20 m/s com o seu reserva circular, o qual ele nunca havia imaginado que um dia poderia subir, ao invés de descer.

(texto fonte:www.connect.com.br)


Um reencontro com a inocência de criança que ainda habita em mim. Voar: curiosidade, medo, sonho, conquista, superação, realização. Dividir com tantos outros essa linda arte chamada vôo livre. Do momento da decolagem ao pouso - tão somente e simplesmente vôo livre. Permitir que outros voem comigo em meu tapete de nuvens, onde visualizo o horizonte...ele está logo ali.


When once you have tasted flight, you will forever walk the earth with your eyes turned skyward, for there you have been and there you will long to return. (Leonardo da Vinci)