O Aeroclube de Vôo a Vela do Rio de Janeiro (AVVRJ) é uma entidade
oficial credenciada pela ANAC, fundada em 1944. O Aeroclube se
dedica à formação de pilotos de planador no Brasil, e ao
desenvolvimento e divulgação em geral do volovelismo. O Aeroclube não
tem fins lucrativos e seus instrutores e integrantes não são
remunerados; toda a dedicação que você viu na pista, vêm do amor à
aviação.
Por não termos fins lucrativos (ou seja, todos nós temos nossos
empregos normais fora do Aeroclube), nós preferencialmente operamos
aos fins-de-semana e feriados.
O Aeroclube está aberto a você e sua família. Embora estejamos ainda
recuperando nossas instalações, queremos que este Aero seja realmente
um Clube, e estamos abertos a todas as sugestões.
A inscrição no curso de planador
============ ========= ==
Para você começar seu curso de planador, você precisa se inscrever
oficialmente no AVVRJ. O Aeroclube cobra apenas a mensalidade, de R$
35,00 ao mês, e não cobra a inscrição ou taxa de matrícula, mas no
entanto, é EXTREMAMENTE importante que você leve os seguintes
documentos que ficarão arquivados à disposição da ANAC:
Cópias simples dos seguintes documentos:
============ ========= ========= =
-- CCF ou Certificado Médico de Piloto Desportivo (mais detalhes
abaixo);
-- Identidade;
-- CPF;
-- Certificado Militar ou dispensa;
-- Título de eleitor;
-- Comprovante de residência;
-- Certificado de Habilitação Técnica, caso já seja piloto;
Cópia autenticada do seguinte documento:
============ ========= =========
Diploma de primeiro, segundo ou terceiro grau.
Além destes, você deve trazer:
-- 2 fotos 3x4.
-- Ficha de piloto aluno preenchida (no aeroclube)
Exame Médico
==========
Você pode fazer o exame médico:
- no CEMAL (Centro Médico Aeroespacial - Estrada do Galeão 8737, Ilha
do Governador, RJ). O CEMAL é um hospital de referência da
Aeronáutica, e o exame médico inicial dura duas manhãs, onde você
deverá ir de jejum para fazer um check-up completo, com hemograma,
exame de urina, eletrocardiograma, eletroencefalograma , abreugrafia,
exame psicotécnico e dentário, entre outros. Ao ser aprovado, você
receberá o CCF (Certificado de Capacidade Física). O CCF tem uma
validade de um ou dois anos e tem a vantagem de te permitir ter
instrução de planadores, ultraleves, aviões e helicópteros.
Caso decida fazer o CEMAL, você precisará de uma carta de
encaminhamento do Aeroclube. Basta pedir uma na próxima operação.
Para o preço mais atual, por favor se informe diretamente com o CEMAL
através do telefone 2468-1187. O último valor que temos conhecimento
era de R$ 317,00 para o exame inicial e R$ 170,00 para a renovação.
- ou, se preferir, pode tirar o Certificado Médico de Piloto
Desportivo (CMPD), emitido por um médico credenciado pela ABUL. No
AVVRJ temos o Dr. Dimas Moraes e Castro, que poderá ajudar-lhe nesta
tarefa. O e-mail do Dr. Dimas é drdimas@yahoo. com.br. O CMPD te
permite voar desportivamente planadores e ultraleves. Em anexo, a
relação dos exames que você precisa levar para o Dr. Dimas.
Sangue
=====
1. Hemograma completo.
2. Grupo Sanguíneo.
3. Fator RH.
4. Glicemia.
5. Dosagem de uréia.
6. Dosagem de creatinina.
Urina
====
1. E.A.S.
- Eletrocardiograma com laudo.
- Exame de vista com laudo.
Instrução
=======
A nossa instrução acontece ao sábados e domingos. Temos instrução
teórica, em simulador, e prática. É importante que você se inscreva
na nossa lista de discussão AVVRJ no YahooGrupos! (acesse
www.yahoogrupos.com.br, procure por avvrj e se inscreva lá) para se
manter a par dos nossos papos e dos anúncios dos dias em que teremos
vôos de instrução.
Outro link direto é esse: http://br.groups.yahoo.com/group/planadores-rio
O curso é compreendido de vôos de reboque de 300, 600 e 900m.
O aluno/piloto que chegar para o Briefing e sair no Debriefing durante os
dias de operação terá um desconto de R$20,00 em cada reboque feito no dia.
O mínimo que a ANAC exige para o aluno de planador são 45 decolagens
ou reboques, e pelo menos 25h de vôo, sendo 15 horas e 30 reboques
efetuados com instrutor, isto é, duplo comando, e 10 horas e 15
reboques efetuados com o aluno voando solo, isto é, sozinho.
(http://www.anac. gov.br/bibliotec a/rbha/rbha061. pdf) Estes números
são os mínimos, na prática, os instrutores só liberam você para voar
solo ou completar seu curso quando você tiver confiante e voando com
segurança.
Você receberá o manual do Blanik L-13. Você poderá estudar em casa e
tirar dúvidas com os instrutores e alunos, para fazer a prova inicial
no aeroclube, de equipamento. São 20 questões, abordando assuntos
como velocidades, folgas, manobras, etc., descritas no manual.
Antes de voar solo, você deverá completar a prova teórica, feita na
GER-3 da ANAC, em Jacarepaguá. A prova é composta por cinco matérias:
Navegação, Meteorologia, Conhecimentos Técnicos, Regulamentos e Teoria
de Vôo. Para estas matérias, o ideal é estudar pelos livros de
piloto privado. O Aeroclube pode te fornecer uma lista bibliográfica
para seu estudo, e você poderá tirar dúvidas no Aeroclube, montar
grupos de estudo, etc.
Ao final do curso, você deverá efetuar um vôo de exame, junto com um
examinador credenciado pela ANAC. Após a aprovação final deste
examinador, você receberá seu brevet de piloto de planador, momento de
muita alegria que obviamente, merecerá uma comemoração.