*ENTENDENDO AS TÉRMICAS. De modo simplificado podemos dizer que a formação de nuvens ocorre a partir de uma térmica. Para entender as térmicas volte um pouco no tempo e tente se lembrar da época do ginásio. Como se formam as nuvens? O ar quente esfria à medida que sobe e, depois de uma certa altura, a umidade se condensa, formando, assim, as nuvens. Essas nuvens são chamadas de cumulus. Por isso você vê o parapente ou a asa delta girando e subindo: porque o piloto, ao encontrar uma térmica, tenta ficar dentro do raio de atuação dela, subindo junto com o ar quente.Lembrete indispensável: se existe alguma coisa subindo é sinal que outra está descendo. Portanto, perto de uma corrente térmica ascendente existe sempre uma corrente de ar descendente, que vai ocupar o lugar deixado por aquela parcela de ar que subiu.O grande lance é ficar o menor tempo possível numa descendente e o maior numa ascendente. Num dia bom, com algum treino, você consegue voar quanto tempo quiser, pegando carona nas térmicas.Não é sob qualquer condição meteorológica que se pode praticar vôo livre. Em dias de chuva ou vento forte, nem pensar.Se há chuva nas proximidades é bem provável que o vento vá aumentar de velocidade, porque a massa de água que cai ocupa o lugar de uma quantidade grande de ar que se desloca, fazendo, assim, a intensidade do vento crescer.Existem também dois tipos de Cumulus Congestus e a Cumulus Nimbus (ou C.B. para os íntimos), que nas palavras de um praticante de vôo, "tem a péssima mania de destruir tudo o que voa, inclusive você". Por isso, cuidado!!As Cumulus Congestus são aquelas nuvens que formam torres enormes, que em dias quentes são muito fáceis de serem avistadas. Abaixo delas, as correntes de ar ascendentes são violentíssimas. Se um piloto entrar com o parapente em seu raio de ação ele certamente estará em apuros. Essa nuvem funciona como uma chaminé: suga tudo que está na base e cospe o que está no topo, que pode estar a alguns mil metros de altura, numa temperatura congelante e praticamente sem oxigênio. A Cumulus Congestus pode perder a força e se dissipar, não causando maiores problemas, mas ela também pode evoluir e, de um minuto para o outro, se transformar numa execrável C.B.A C.B. é aquela nuvem preta, com uma cabeça em forma de bigorna (nimbus significa cabeça) e que solta raios. Ela é uma verdadeira e poderosa demonstração da força da natureza.Existe um relato de um piloto croata que entrou em uma e conseguiu sobreviver. Ele recolheu o parapente para se cobrir, o que evitou que morresse de frio. A temperatura girava em torno de - 45º e ele foi atingido várias vezes por granizo, enquanto continuou subindo a uma vertiginosa taxa de 20 m/s com o seu reserva circular, o qual ele nunca havia imaginado que um dia poderia subir, ao invés de descer.
(texto fonte:www.connect.com.br)
(texto fonte:www.connect.com.br)
3 comentários:
Será que desta vez consigo fugir de você ........ ????? ....... kkkkkk .... acho que ainda não estou preparada, vamos fazer mais um voozinho duplo??? kkkkkkkkk
bjs e boa sorte no campeonato. Vamos em cambuquira antes do proximo para vc treinar e fazer um cross até STL ??? kkkkkkkkk
Vou ver se assisto as aulas de instrução para perder o medo. Apesar de que o Alpine anda atras de mim também.
Ví que passou em meu meu blog e vim dar uma olhadinha!
Adorei!
Tenho mta vontade de "voar".
No mirante da Chapada dos Guimarães tem mta gente que pula (não sei o termo correto) de parapente. Parece ser tão gostoso!
Tenho que fazer isso antes de morrer! hehe...
Boa sorte no campeonato!
Abraços
Olá Marcelo!
Vou te linkar p/ não te perder tá!
Se tiver algum problema me avise!
Bjs
Postar um comentário